Menu

Corpus Christi na Serra da Cantareira

Redação (08/06/2010, Virgo Flos Carmeli) A Serra da Cantareira é a maior floresta urbana do mundo. Um paraíso ecológico próximo à grande São Paulo. Um paraíso, pois esta natureza estuante de vida é um verdadeiro patrimônio do Brasil. Todavia, é possível fazer desta maravilha que nos lembra os jardins celestiais mais semelhante ao paraíso celeste?

Sim. Porém, não contratando jardineiros, mas atraindo os Anjos do Céu, que atuam sobre as criaturas tornando-as mais ordenadas e belas. Com efeito, o melhor modo de atrair os espíritos bem-aventurados é a adoração e o louvor de Jesus Eucarístico. A presença real do Redentor no Santíssimo Sacramento atrai Anjos do Céu, e estes aperfeiçoam a natureza criada.

Foi o que a comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças, situada no coração da Cantareira, colocou em prática nesta Quinta-feira, 3 de junho, por ocasião da solenidade de Corpus Christi. Procissões com um povo atuante e cheio de Fé, com incenso e som de bandas sinfônicas emolduradas pelo verde dos belos panoramas da Serra, foram a realização concreta de tornar este paraíso ecológico mais parecido com o Céu.

Nas fotos, vê-se o Pároco, o Revmo. Pe. Caio Newton, EP portando o Santíssimo, assim como a atuação dos Seminaristas do ITTA junto às comunidades das 10 capelas da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Mairiporã, diocese de Bragança Paulista-SP, em plena Serra da Cantareira. Eles auxiliam na formação catequética de adultos e crianças, na animação das celebrações litúrgicas, assim como em atividades sócio-educacionais. Nesta procissão vemos as estradas da Serra pavimentadas, não de negro asfalto, mas de colorida serragem, gesto de amor a Jesus Eucarístico. Não vemos carros, mas anjinhos e jovens testemunhando sua Fé.

 * * *

Manifestar a Fé em Cristo na Hóstia Sagrada, rezando em nosso quarto, ou ajoelhados ante o sacrário, é excelente. Entretanto, é mais agradável a Deus e edificante aos homens tornar patente ao próximo a Fé que professamos. É este o anseio dos paroquianos da serra. Não existe dúvida que a oração no quarto possui um valor extraordinário, aliás, o Divino Mestre no-la recomenda no Evangelho (Cf. Mt 6,6), mas existem certos sentimentos e convicções no coração do homem que só chegam à sua realização máxima quando manifestados exteriormente. É o valor da Cerimônia. A procissão em honra do Santíssimo Sacramento é um ato onde se demonstra a Fé na presença real de Cristo na Hóstia, sem medo sem jaça, de modo público, ardente de caridade e senso do maravilhoso. Isto pode trazer o céu à terra, ou elevar a terra ao Céu.