Menu

Institutos de Filosofia e Teologia

O Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (IFAT) e o Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA) pertencem à Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli. Foram erigidos canonicamente na diocese de Bragança Paulista no dia 15 de agosto de 2005, e gozam de personalidade jurídica pública na Igreja. A finalidade dos Institutos é, de forma particular, de promover a formação filosófica e teológica dos candidatos ao sacerdócio da Sociedade Virgo Flos Carmeli.

Ambos os Institutos têm suas instalações junto à Casa de Formação Sacerdotal São Tomás de Aquino, da Sociedade Virgo Flos Carmeli, na aprazível Serra da Cantareira, na grande São Paulo, Brasil, local de amplos horizontes, nos quais reina o silêncio conveniente para o estudo e a reflexão.

O IFAT concede o bacharelado canônico em Filosofia por estar afiliado à Faculdade de Filosofia da Università Pontificia Salesiana, de Roma, desde 2014. Por sua vez, o ITTA está afiliado à Faculdade de Teologia da Universidad Pontificia Bolivariana, de Medellín, Colômbia, desde 2011, e concede o título de bacharelado canônico em Teologia.

Plano de Curso do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista

Plano de Curso do Instituto Teológico São Tomás de Aquino 

Um pouco de história...

A origem do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (IFAT) e do Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA) remonta à década de 1970, quando um grupo de jovens iniciou uma experiência de vida comunitária, constatando a necessidade de aprofundar seus conhecimentos de doutrina católica, adquirindo uma formação teológica profunda.

Foi então que, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, ainda leigo, recorreu a reconhecidos expoentes da Filosofia, da Teologia e do Direito Canônico, especialmente catedráticos de Salamanca: Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., Pe. Marcelino Cabreros de Anta C.M.F., Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., Pe. Esteban Gómez O.P., Pe. Antonio Royo Marín O.P., Pe. Teófilo Urdánoz O.P., Pe. Armando Bandera O.P., Fr. José Mateos y García de Paredes O.P., entre outros. Assim, desde os seus primórdios os estudos tiveram uma preponderante influência dominicana.

Constituiu-se, assim, o programa de formação denominado Curso São Tomás de Aquino, que ao longo dos anos foi sendo aprimorado, proporcionando uma rica bagagem intelectual para a futura criação dos Institutos.

Em vista da constituição da Sociedade Virgo Flos Carmeli, foi necessário realizar as adequações necessárias no programa de estudos, procedendo-se à ereção canônica dos dois Institutos de ensino superior, um de Filosofia e outro de Teologia, no ano de 2005.

Nossos
professores

Conheça nossos professores:

Para concretizar a afiliação dos Institutos, preparou-se o corpo docente com adequados títulos de Mestrado e Doutorado canônicos, na esteira de uma profícua produção acadêmica.

Corpo Docente do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista

Corpo Docente do Instituto Teológico São Tomás de Aquino

Visite o site da Plataforma Reconquista, onde encontrará dezenas de cursos on-line de formação católica, ministrados por muitos dos nossos professores