Redação (23/04/2010, Virgo Flos Carmeli) A excelente pedagogia dominicana, se fez notar através da pessoa de Fr. Bruno Esposito, na manhã do dia 20 de abril. O conferencista deixou os cem alunos, do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (IFAT) e do Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA), impressionados pela didática, clareza e capacidade de síntese.
Ele foi Decano da Faculdade de Direito Canônico e Vice-reitor do Angelicum em Roma, e é atualmente consultor da Congregação para a Doutrina da Fé. Todavia, seus conhecimentos estendem-se a várias outras áreas relacionadas com o mundo acadêmico. Foi o que ficou claro para os estudantes dos Institutos, quando o orador italiano começou a discursar sobre a matéria de sua conferência: metodologia científica de trabalhos acadêmicos.
Essa exposição, realizada no Seminário da Sociedade Virgo Flos Carmeli, foi sugerida por Monsenhor João Clá, com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar as noções metodológicas dos assistentes. Assim, inicialmente, ele insistiu sobre a necessidade da procura e transmissão do saber, lembrando que, para trabalhar cientificamente, é preciso ir às fontes, recorrendo aos originais ainda que em outras línguas, e nunca afirmar nada sem fundamento, provando-se o que se afirmou, mantendo sempre a regra de unidade e, sobretudo, de fidelidade ao longo do texto.
Além disso, deu um apanhado geral a respeito da escolha do tema dos diversos trabalhos, desde os mais simples às teses de doutorado. Em seguida, ensinou também a maneira pela qual devem ser elaborados. E deu um conselho de ouro: “Non scoraggiarsi davanti alle prime difficoltà!”.
Lucas Alves Gramiscelli – 2º Ano de Teologia