Cardeal Marcello Semeraro, apresentou na segunda-feira passada, o Congresso de Estudo “A Santidade hoje”, promovido pelo Dicastério para as Causas dos Santos, que ocorrerá em Roma, no Instituto Patrístico Augustinianum, de 3 a 6 de outubro de 2022.
Redação (22/09/2022, Gaudium Press) O Congresso sobre a santidade nasce da necessidade de se colocar em diálogo com o mundo de hoje os temas em que diariamente trabalha o dicastério, ressaltou o cardeal Semeraro. “Agora trata-se de entender o que significa hoje a heroicidade, sobretudo em relação à prática das virtudes, o martírio e a oferta da própria vida”.
O purpurado explicou que organizar um congresso significa, para o Dicastério, “realizar uma tarefa de pesquisa e aprofundamento, capaz de envolver especialistas em teologia e espiritualidade, sociedade e comunicação, para realizar mais plenamente o seu serviço”.
E, embora já tenham sido realizados no passado, espera-se que agora sejam mais “regulares”, “O dicastério não é a fábrica de santos”, explicou o cardeal e salientou que a “tarefa do Dicastério não é ‘gerir’ a santidade, mas reconhecê-la através de etapas específicas e coordenadas de discernimento”, especialmente nas causas de beatificação e canonização.
Em primeiro lugar, a “fama de santidade”, que “combina dois matizes: por um lado, a convicção dos fiéis sobre a santidade de uma pessoa, convicção que surge da percepção de uma excepcionalidade e que tem como consequência o pedido de intercessão para as necessidades próprias ou alheias”. Por outro lado, a “capacidade que esta excepcionalidade desperta no Povo de Deus a consciência de que todos somos chamados a ser santos: o que o Concílio Vaticano II chamou de vocação universal à santidade”.
“É fácil compreender que uma definição de heroísmo cristão tem uma ressonância muito especial no contexto cultural atual, onde tantas vezes o relativo parece prevalecer sobre o verdadeiro e a instabilidade se impõe a qualquer projeto de vida corajoso”, conclui o prefeito do Dicastério para a Causa dos Santos, que espera que a Conferência sobre “A santidade hoje” marque um momento importante de reflexão.
O secretário do Dicastério para as Causas dos Santos, Dom Fabio Fabene, explicou que o congresso sobre santidade terá um “programa intenso” que não pretende “esgotar o assunto”, mas oferecer “ideias para continuar o estudo e a reflexão sobre estes temas, que orientam o trabalho do Dicastério para as Causas dos Santos”.
O Vaticano espera que cerca de 200 pessoas participem do congresso, que será encerrado no dia 6 de outubro com uma audiência com o Papa Francisco.
Notícia original: https://gaudiumpress.org/content/congresso-de-estudo-em-roma-a-santidade-hoje/